terça-feira, 29 de janeiro de 2008

ONDE ENCONTRAR A VOZ DE IZABEL L'ARYAN

ARTISTAS QUE FAZEM PARTE DO DISCO,

NA FOTO COM IZABEL L'ARYAN: Emersom Maicá, Osmar Ferreira, Nanduka e Jair Rosler

Discografia: Parte 1
Discos onde consta a voz da cantora e compositora IZABEL L'ARYAN:


DISCO' PINDORAMA CANTA AIRTON PIMENTEL- SALVE A AMAZÔNIA!'





Izabel canta as seguintes canções do disco:


faixa 2 - Pilchas


Faixa 3- Salve a Amazônia!


Faixa 5- Pindorama

Para ter mais detalhes do disco, leia nosso release:
Disco: ‘PINDORAMA CANTA AIRTON PIMENTEL: SALVE AMAZÔNIA!’ :

O disco ‘PINDORAMA CANTA AIRTON PIMENTEL’ é um delicioso passeio pelo RGS, latino-américa e Brasil, onde o elo de ligação é a composição de Airton Pimentel que comemora seus 50 anos de música, fazendo um belo trabalho ecológico, com ‘Salve a Amazônia’, Lenda do Umbu e Pindorama.

1. Quem é o Grupo Pindorama?

Um grupo de artistas, de diversas tendências, que se reuniu para homenagear os 50 anos de carreira de Airton Pimentel, comemorados nos anos de 2006 e 2007. Nos ensaios a idéia deu tão certo que o grupo resolveu gravar um disco e iniciar um trabalho onde a pesquisa, a qualidade e algumas pitadas de ousadia são a meta.


2. O disco e o show:
E o Grupo Pindorama foi buscar no baú riquíssimo do grande mestre Airton Pimentel que, segundo Sérgio Metz, o saudoso Jacaré, ‘é o compositor que mais força as fronteiras da música regional em busca de uma sonoridade universalizante’ um repertório para disco e show, tendo Pimentel como convidado, dando ‘pitaco’ e tudo mais.
A obra, que é inquieta, inovadora e fluída, como seu dono, proporcionou um disco e um show especiais.
Com o tema principal na preservação da Amazônia, cantando as nossas paisagens, árvores, vegetais, nossa gente gaúcha e brasileira, nossos costumes, nossas praias do Rio Grande do Sul, a relação com os ‘hermanos’ das três fronteiras: Paraguai, Argentina e Uruguai, o eclético disco-show:
‘PINDORAMA CANTA AIRTON PIMENTEL – SALVE A AMAZÔNIA!’:é um delicioso banquete que tem: da milonga mais fronteiriça: ‘Falando do Baio Zarco’, passando pelas sonoridades latino americanas- o disco tem um chamamê-guarânia e uma cúmbia: ‘Pétala D’Água’ e
‘Charqueada’, um namoro com o tango argentino numa versão linda do clássico ‘Pilchas’- passando pela toada com nuances da música de raiz brasileira mais autêntica: o clássico ‘Rancho da Estrada’, chegando ao samba bem brasileiro: ‘Pindorama’ e ‘Lili no Atlântico Sul’, com uma passada pelo pop com ‘ A Lenda do Umbu’, um aceno para o boi bumbá em ‘A Festa do Boi Pitanga’; além de uma toada-reggae que canta e alerta sobre os crimes contra a maravilhosa Amazônia e o meio-ambiente em ‘Salve a Amazônia!’. Para finalizar, de volta aos pagos, o Pindorama canta o ‘Hino aos Cavaleiros Rio-Grandenses’, uma marcha que homenageia os cavaleiros e as cavalgadas.
Que tanto gostamos
Ufa! Uma viagem e tanto! Para a qual você está convidado a participar!

3.Quem é Airton Pimentel?
Airton Pimentel
Nasceu em Bagé, registrou-se em Cachoeira do Sul. Começou seu trabalho ainda adolescente, e naquela época, já compôs, aos 14 anos, um dos seus maiores sucessos: “Rancho da Estrada”.
Integrou a dupla sertaneja “Sereno e Juá”, fundando, posteriormente, o grupo “Os Araganos”, onde compôs a maioria dos temas que deram sucesso nacional ao grupo, tais como: Espalha Brasas, Sirigaita, O Vaqueano e Festa do Boi Pitanga. Após 1977, ao deixar o grupo, gravou os discos: Menestrel (1974), Gaúcho ao Pé da Letra (1982), com excelente vendagem e contendo temas já incorporados ao Cancioneiro Gaúcho, tais como: Vento Norte, Negro da Gaita, Gaúcho ao Pé da Letra, Baile de Campanha e Missal das Reses.
Em 1995 gravou o disco “ALEGRIA DOS PAMPAS”, em CD, consistindo o tema “O Cagaço do Molina”, um dos sucessos, em evidência nas principais rádios do RGS há 10 anos. Em preparo o CD “Airton Pimentel – Uma Criação Indomável”.
Em 2000 gravou ao vivo o CD ‘Confraria das Calhandras’ com diversos artistas convidados.
Um dos mais importantes compositores do RGS, bem como um dos mais maiores defensores da categoria, com atuação nacional na área do Direito Autoral, sendo um dos responsáveis pela criação e manutenção do Sindicato dos Compositores Musicais do Estado do RGS- SICOM/RS e Associação Gaúcha de Defesa do Direito Autoral Musical - AGADDAM-RS.

É detentor do prêmio “Lupicínio Rodrigues”, láurea concedida pela Câmara Municipal de Porto Alegre pelos serviços prestados para as artes nacionais.

Atuou junto ao SICOM/RS para realização:
· Pauta Nacional do Direito Autoral - 1989
· RS MÚSICA – Edição 1998/99/2000/01/02/03/04/05
· EXPOMÚSICA – MERCOSUL – Edição 1998/99
· Feira Nacional da Música – BA- Setembro/98.

Em julho de 1999, durante o V Encuentro de Municípios del MERCOSUR, em Gualeguaychú, Entre Rios, Argentina, foi eleito Presidente da Comissão Cultural Permanente do MERCOSUL, com sede provisória em Porto Alegre, no SICOM/RS.

Responsável pelo lançamento de vários intérpretes consagrados de nossa música, entre eles: César Passarinho, Vitor Hugo, Rui Biriva, Daniel Torres, sendo hoje um dos compositores mais gravados do RGS.

JUBILEU DE OURO DE AIRTON PIMENTEL - 50 anos de música!

Em 2006, e 2007 estamos trabalhamos em cima do projeto, que está em fase de finalização, JUBILEU DE OURO DE AIRTON PIMENTEL – 50 anos de música’ que prevê gravação ao vivo com Orquestra de Câmara, de CD e DVD, com arranjos de Vagner Cunha, regência de Antônio Carlos Borges Cunha e diversos intérpretes convidados, além de Song Book com a história, cronologia da obra e partituras. Em fase final de captação, provavelmente se realizará o projeto no primeiro semestre de 2007.




4. Uma palavra sobre Airton Pimentel :
Com a palavra Nico Fagundes:

“Airton Pimentel é um dos mais importantes compositores do Rio Grande do Sul. Sua obra pode ser definida como mágica, ao abordar temas que escapam ao cotidiano das pessoas.
O grande exemplo, neste sentido é a Trilogia do Boi, que da carreta sai para a “Charqueada”, que passa pelo ritual do repasto totêmico na “Festa do Boi Pitanga” e que, finalmente, aparece na pungente cena do “Missal das Reses”.

Há uma profundidade mítica aí. A primeira leitura diz respeito à economia do Rio Grande do Sul, em termos de pecuária, na qual o boi precisa morrer para que o gaúcho viva, e o Estado com ele. A segunda leitura insere a trilogia no ciclo do boi existente em todo o Brasil, que remanesce, íntegro, por exemplo, no alto folclore do Bumba-Meu-Boi, no qual o animal é a alegria do povo, encanta as moças, diverte rapazes, mas precisa morrer.

Depois, por artes mágicas ressuscita e a festa continua, com o boi morrendo e renascendo, eternamente.

A terceira leitura, que é a mais profunda, é psicanalítica. O boi morre e suas partes têm destinação individual. Todos nós nos fazemos cúmplices dessa morte ao ingerirmos uma parcela física da divindade-totem sacrificada em nome do interesse da coletividade.

Airton Pimentel, melhor do que ninguém, favorece estas três leituras.”

Antônio Augusto Fagundes
Antropólogo, Folclorista e Compositor


“Airton Pimentel é o compositor que mais força as fronteiras da nossa música regional na busca de uma sonoridade universalizante” [Sérgio Metz – Jacaré]







5. Repertório do disco- show:


1. Rancho da Estrada - de: Airton Pimentel
2. Pilchas - Airton Pimentel/ Luiz Coronel
3. Salve a Amazônia! - Airton Pimentel
4. A Lenda do Umbu - Airton Pimentel
5. Pindorama - Airton Pimentel
6. A Festa do Boi Pitanga - Airton Pimentel
7. Lili no Atlântico Sul - Airton Pimentel
8. Pétala D’Água - Airton Pimentel/ João Sampaio
9. Charqueada - Airton Pimentel
10.Falando do Baio Zarco - Airton Pimentel/ Gaspar Machado
11.Hino dos Cavaleiros
Rio-Grandenses Airton Pimentel/ Léo Ribeiro de Souza
12.Chasque para Dom Munhoz Airton Pimentel/Gaspar Machado
13.Negro da Gaita Airton Pimentel/Gilberto Carvalho
14.Vento norte Airton Pimentel/Dirceu Abrianos

6. Agradecimentos:
Fotos: Edson Castêncio
Designer capa, site e material gráfico: Rogério Wainer
Todos os músicos convidados
SICOM-RS –Sindicato dos Compositores Musicais do Estado do RGS

7. Contate conosco! Compre nosso disco! Prestigie a boa música do sul!
Pelos fone: 51. 96665056/ 30247375 com Izabel L’Aryan
Email: izabelaryan@gmail.com

Obrigada.

IZABEL L’ARYAN –PRODUTORA
PRESIDENTE DO SICOMRS

Um comentário:

IZABELARYAN disse...

ADOREI.PARABÉNS! IZABEL L'ARYAN