quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

CARTA ABERTA A MINHAS SOBRINHAS BRUNA VITÓRIA E DAKINI QUE FAZEM 15 ANOS EM 2016


Consigo neste momento visualizar a alegria de minha mãe, Jandira, e avó, Alzira(vó e bisa de vocês duas), pela perpetuação das ideias e dos sonhos que significa esses objetivos renovados que vocês vão sonhar e realizar  a partir de agora.
Saibam, todos os sonhos se realizam, se tivermos perseverança e disciplina para focar na concretização e trabalhar sempre pela via do bem e da construção de uma sociedade justa e harmônica.

É possível trazer a paz para nosso coração e ambiente, assim como operar de forma ativa para que o mundo seja cada vez melhor: basta se livrar de todas as amarras e procurar o simples e realmente importante, mesmo que todos os apelos e vozes do mundo às vezes discordem frontalmente disso.

A profissão deve ser escolhida por algo para o que temos aptidão e gosto de fazer, do fundo do nosso coração, e não apenas pelo material, pois aprendi que quando se faz algo com o coração ou seguimos o ‘caminho do coração’ no dizer de Dom Juan(Castañeda) Deus provê tudo que é necessário para nossa caminhada.

O relacionamento com as pessoas deve ser pautado pelo respeito mútuo, lealdade e o amor incondicional, incluídos aí a amizade e o relacionamento amoroso.

O respeito aos mais velhos, porque caminham a mais tempo nesse mundo é algo prudente, e aos professores porque nos transferem conhecimento e aos mestres nas artes culturais e espirituais, carinho e zelo, podem conferir um jardim de flores para serem colhidas quando chegarmos no fim de nossa jornada terrena.

A serenidade, a meu modesto ver, vem da paz interior e da meditação reflexiva, do respeito ao templo que é esse corpo físico que recebemos e o uso bom que fazemos dele enquanto o ocupamos como veículo nesta encarnação. A atividade física e o lazer, alimentação correta e moderada, assim como o uso de alimentos naturais e veganos, sem uso de carne ou álcool são excelente prática para uma vida saudável.

Honrar os compromissos firmados e a palavra dada, por mais que às vezes tenhamos a tentação de ‘dar um jeitinho’ é prática salutar.

Ter um lado de chegada e uma forma de pensamento clara e convicta nas palavras, pensamentos e ações, numa sincronia do que se diz com o que se pensa,faz e fala, além de nos responsabilizarmos por todos os atos, pensamentos e ações de nós emanados, nos dá a firmeza e a certeza tranquila de estarmos agindo ética e corretamente.

Defender nosso ponto de vista e exercitar nossa cidadania é algo a ser aprendido na escola, assim como as regras saudáveis de convivência, lutando pelo que é justo e bom para todos.

Engajar-se nas causas de todos e por todos e pelo planeta, meio ambiente e cosmos, nunca se calando ou se omitindo de defender e lutar pelos mais humildes e por aqueles que não tem voz, pela democracia e pela paz e não violência nos ilumina. Diminuir a dor e a desigualdade, auxiliando os fracos e doentes, orando e pedindo por eles, é algo que nos enobrece.

 Sobre a espiritualidade, um capítulo especial. A devoção vem antes de qualquer ritual, e a intenção é a mola propulsora que deve nos mover. Não adianta pomposos rituais se o coração não é simples e amoroso, acolhedor e compassivo, gentil e humilde. Uma oração simples, com o calor do coração, nos direciona para a luz e para o ‘caminho do meio’ que é o zen.

A simplicidade e a tranquilidade são qualidades para serem desejadas e para as quais deve se dedicar disciplina.

A música é aprendizado que nos põe em contato com Deus e com o fundo do coração dos homens: agrada em qualquer momento e auxilia na dor, para processar, na meditação para se conectar e na alegria, para comemorar: é uma companhia indispensável sempre.          

O ser deve ser muito maior do que o ter, e esta essência, que trabalhamos e polimos dia a dia, com muita paciência, deve ser nosso maior tesouro e o que mais nos define, diante de nós mesmos e de Deus.

E: sejam felizes na essência, seguindo o coração, sem se importar com a crítica destrutiva e nem com o julgador mordaz: pois quando tiverem certeza de que estão respeitando seus princípios, nada deve demovê-las.
Sejam felizes e sábias, saudáveis e prósperas: este é meu anseio maior!
Parabéns!
Namastê!
Tia Bel


Porto Alegre, 27.1.2016

Nenhum comentário: