sexta-feira, 25 de setembro de 2015

2014





2011


2015-Obra nova do autor Bira Fernandes na Usina do Gasômetro!



A TELA-LONA DO CENÁRIO DO SHOW, A HOLÍSTICA E O AUTOR: UBIRATAN FERNANDES
Conheci o Ubiratan Fernandes, ‘Bira Fernandes’, como lhe trata a ZH de hoje, 25 de setembro, na página 2 do segundo caderno num espetáculo no bar Opinião, quando o Bar ainda era menor mais aconchegante, e onde vibrava toda a efervescência cultural daquela Porto Alegre do início dos anos 90.
Amor à primeira vista eu senti pela sua arte, que consistia em elaborar telas enormes em óleo e guache, ao vivo, durante o show musical de um artista. Uma coisa que me impressionou demais!
Em seguida, quando promovi em 94 o espetáculo ‘New Bossa Tupiniquim, Yes a gente faz música sim’, alusivo aos 80 anos de Vinícius de Moraes, em temporada no bruno Kiefer e viajando pelo interior, imaginei um cenário que contivesse, olha só, toda a beleza do Brasil.
Fui para seu atelier, na Fernando Machado, imenso, e participei da concepção do cenário: uma tela de algodão gomado, para ter textura de lona, imensa, de 5m por 6 metros. E lá eu vi o Brasil tomando forma nas mãos mágicas do Bira Fernandes  e a tela estreou, em outubro de 94, no Bruno Kiefer, causando sensação.
Como todo mundo que me conhece sabe, sou uma registradora e guardadora de coisas(nasci num 13 de junho, mesmo dia do Hardy Veddana, um dos principais compiladores da história e documentos da música do RGS e idealizador do Museu da Imagem e do Som, que não sai do papel).   
Pois bem, nunca consegui me desfazer da tela que intitulei: ‘Coisas do Brasil’. Nos apartamentos pequenos por onde passei se arrasta minha tela- lona, que as vezes tenho de abrir no sol de algum terraço ou pátio grande para não mofar.
Foi cenário para o programa ‘Canta Povo’,que produzi e apresentei na TVE(95-96). Serviu de fundo para capa de disco do Totonho Villeroy(hoje Antônio Villeroy), foi cenário do lançamento do 1º song book do Rio Grande do Sul, o ‘Léguas de Milongas’ do Airton Pimentel, que tenho a honra de ter produzido e que nos deu o prêmio Açorianos de música de 2012.
E mais recentemente a versátil tela-lona do Ubiratan Fernandes foi cenário para um dos ambientes da Feira Mística Fortuna, em dezembro de 2014, no Rua da Praia Shopping, causando muito impacto pois ficava no fundo de uma das salas e proporcionava uma visão linda para quem passasse pelo 3º andar do Shopping.
E ainda não encerrei, após 21 anos de trajetória, os muitos usos da minha tela-lona, pois ainda tenho planos pra nós.
Hoje abri a ZH e na página 2 do 2º Caderno encontrei um convite para visitarmos uma obra linda do Bira Fernandes, na Usina do Gasômetro, em frente ao chaminé. Vamos conferir¿

  


Nenhum comentário: